6 receitas com queijo que dá para fazer em casa

Publicado em: 04/12/2016     Imprimir artigo

O queijo é um dos ingredientes mais presentes na cozinha brasileira. Existem diversos tipos de queijo e cada um se adapta a uma situação: gorgonzola, parmesão, coalho, muçarela, suíço e uma diversidade mais deliciosa que a outra.

Para que você possa aproveitar ainda mais essa delícia rica em proteína, trazemos seis receitas deliciosas e que dá pra fazer em casa.

1. Torta de pão de queijo

receitas-com-queijo-7A receita do pão de queijo tradicional você provavelmente já conhece. Entretanto, a torta de pão de queijo pode ser uma novidade para surpreender na cozinha. Macia, essa torta é uma boa opção para um lanche da tarde quentinho e cremoso. A receita demora cerca de 50 minutos para ficar pronta e rende uma torta de aproximadamente 550g.

Ingredientes

250 g (um pacote) mistura para pão de queijo

100 g de queijo mussarela

3 ovos

100 ml de leite

Manteiga para untar

Modo de preparo

Adicione na batedeira a mistura para pão de queijo, os ovos, o leite, o queijo ralado e a água. Misture na velocidade média durante 3 minutos, até formar uma massa homogênea. Com o auxílio de uma colher despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com manteiga. Asse em forno preaquecido a 180°C por 30 a 40 minutos.

 

2. Bolinha de queijo

receitas-com-queijo-5Vai receber os amigos em casa ou organizar uma festa de aniversário para criança? A bolinha de queijo é uma receita fácil de fazer que, além de ser barata e levar poucos ingredientes, vai agradar à maioria dos convidados. A dica abaixo rende aproximadamente 20 porções.

 

Ingredientes:

30 g de margarina

240 ml de água

3 g de sal

120 g de farinha de trigo

3 ovos batidos

160 g de queijo parmesão ralado

 

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a margarina, a água, o sal e leve ao fogo até ferver. Adicione a farinha de trigo e mexa até desgrudar da panela. Retire do fogo, acrescente os ovos e mexa com uma colher. Coloque 80 g do queijo e misture. Separe porções com uma colher e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel toalha, passe no queijo ralado restante e sirva.

 

3. Canelone de queijo

receitas-com-queijo-1A combinação entre massa e queijo pode ser uma boa escolha para arrasar na cozinha. A pimenta-do-reino e a noz-moscada dão um toque especial de sabor ao prato, que você pode finalizar decorando com algumas folhas de manjericão.

Ingredientes:

1 pote de ricota amassada

4 colheres (sopa) de queijo mussarela ralado

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

5 folhas de manjericão picadas

10 massas pré-cozidas para lasanha

2 latas de molho de tomate pronto

1/2 xícara (chá) de leite desnatado

Margarina para untar

Folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo:

Misture todos os queijos, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e manjericão e recheie as massas de lasanha, enrolando para que forme o canelone. Arrume em um refratário untado, despeje o molho de tomate, tempere o leite com uma pitada de sal e regue os canelones. Leve ao forno médio até borbulhar e sirva decorado com folhas de manjericão.

4. Batata ao creme que queijo gratinado

receitas-com-queijo-3A combinação entre o queijo parmesão gratinado e crocante e pedaços de batata cremosa é uma excelente opção para quem quer fazer uma refeição rápida e prática sem abrir mão do sabor. Com pouquíssimos ingredientes e em apenas alguns minutos você pode preparar um prato de dar água na boca. Capriche no queijo parmesão e tenha uma cobertura crocante e ainda mais saborosa. 6 porções.

 

Ingredientes

1 kg de batatas

1 pacote de sopa creme de queijo

2 xícaras (chá) de leite

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de salsa

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Lave as batatas, descasque e corte em fatias de 1 cm. Cozinhe em água e sal até ficarem macias, mas sem desmanchar. Escorra. Leve ao fogo o creme de queijo dissolvido no leite, mexendo até engrossar. Se necessário, acrescente sal e pimenta. Coloque as fatias de batata em um refratário, cubra com o creme e polvilhe com o parmesão. Leve ao forno alto por 15 minutos ou até dourar. Tire do forno, polvilhe com salsa e sirva em seguida. Veja como preparar uma destas de maneira bem prática. O resultado é irresistível.

5. Creme de queijo com cogumelos

receitas-com-queijo-2Para quem quer uma receita de inverno para aquecer o corpo e se livrar do frio, o creme de queijo com cogumelos é uma opção saborosa e prática. O sabor especial fica por contra da mistura entre diferentes tipos de queijo – mussarela, parmesão e ementhal.

Ingredientes

3 xícaras (chá) de leite quente

3 colheres (sopa) de margarina

6 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) rasa de queijo mussarela ralado (100 g)

1 xícara (chá) rasa de queijo ementhal ralado (100 g)

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (15 g)

4 xícaras (chá) de cogumelos paris cortados em fatias grossas

Sal, noz-moscada e cebolinha picada a gosto

Modo de preparo

Cogumelos

Em uma frigideira antiaderente, aqueça 1 colher (sopa) da margarina. Junte os cogumelos e frite, sem deixar amolecer. Retire do fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.

Creme de queijos

Coloque o restante da margarina em uma panela e leve para derreter em fogo baixo. Adicione a farinha de trigo de uma vez só e misture bem até obter uma pasta branca bem aquecida.

Sem parar de mexer, junte o leite aos poucos e, em seguida, os queijos. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até obter um creme liso e homogêneo.

Montagem

Acrescente os cogumelos reservados no creme de queijos e tempere com noz-moscada. Corrija o sal se necessário e finalize com as cebolinhas frescas. Sirva no pão rústico.

 

6. Torta de queijo com massa de batata

receitas-com-queijo-4-1A torta de batata recheada com queijo derretido e quente é uma excelente opção para quem quer invar na cozinha. Com poucos ingredientes, essa torta combina o sabor do queijo prato, prato e parmesão ralado.  Essa dica rende aproximadamente 20 pedaços.

Ingredientes massa:

1 kg de batatas

10 gramas de queijo ralado

4 claras em neve

Salsinhas bem picada a gosto

Ingredientes recheio:

200 g de queijo branco picado

100 g de queijo prato picado

1/2 xícara (chá) de queijo ralado

Tempero a gosto

Modo de preparo:

Na tigela, coloque o queijo branco, o prato e o ralado, misturando bem. Acrescente os temperos que desejar, misture e reserve. Em uma panela, cozinhe as batatas com água e sal. Em seguida, escorra e esprema como se fos- se fazer um purê. Em um tigela, coloque as batatas espremidas, o queijo ralado e a salsinha, misturando. Acrescente as claras em neve, envolvendo-as delicadamente à massa. Unte um refratário e coloque metade da massa. Disponha o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Salpique com pedacinhos de margarina e leve ao forno médio até dourar.

Escolha o que mais combina com seu Natal e bom apetite!

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.