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Anemia: como evitar

Publicado em: 27/03/2017     Imprimir artigo

Por Rita Dantas*

 

A anemia surge quando o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, em decorrência da falta de um ou mais nutrientes essenciais (ferro, zinco, ácido fólico B6, vitamina B12 e proteínas). No entanto, na maioria dos casos é ocasionada pela deficiência de ferro na alimentação e provoca cansaço, palidez, falta de apetite e dificuldade de aprendizagem, além de provocar outras doenças.

Dicas para melhorar sua qualidade de vida:

 

1 – Amamente seu filho. Para bebês o leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia por deficiência de ferro.

2 – Prefira alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, principalmente fígado, rim, coração, peixes e leites enriquecidos com ferro).

3 – Entre os alimentos de origem vegetal, prefira os folhosos verde-escuros (exceto espinafre) como agrião, couve, cheiro-verde, taioba, as leguminosas (feijões, fava, grão de bico, ervilha, lentilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.

4 – Associe o consumo das hortaliças acima com as frutas ricas em vitamina C (caju, goiaba, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) para melhorar a absorção do ferro nelas contido.

5 – Como sobremesa dê preferência para as frutas.

6 – Procure beber água nos intervalos das refeições.

Em caso de dúvidas, procure o acompanhamento de um nutricionista.

 

 

Rita de Cássia Dantas é Nutricionista Esportiva (CRN 5 2677)

Face: Rita Dantas Nutricionista

Instagram: ritacs.dantas

 

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