Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Aracaju, a capital sergipana dos museus

Publicado em: 23/01/2017     Imprimir artigo

Da Redação

Quem visita Aracaju não pode deixar de se atentar para uma atração à parte. Além de praias e uma belíssima Orla, a capital do estado dispõe de maravilhosos museus à disposição dos nativos e turistas. Então, vamos dar um passeio por eles!

Museu da Gente Sergipana

MGSInaugurado em 2010, o Museu da Gente Sergipana apresenta aquilo que Sergipe tem de mais essencial e perene usando tecnologias e linguagens inovadoras. Esse encontro entre a tradição e as novas linguagens tem o poder multiplicador de criar consciência e afetividade sobre identidade para as próximas gerações.

Além de conhecer um pouco sobre figuras históricas e lugares em Sergipe, o visitante tem uma experiência única ao poder gravar cordéis e repentes nos boxes no piso superior, e visitar as mais belas paisagens naturais no barquinho. Mamulengos, carrossel do início do século e projeções de figuras históricas completam o passeio.

É possível visitar a exposição permanente sozinho ou em grupos. O agendamento e demais informações podem ser feitos pelo site do museu ou pelo (79) 3218-1551. O museu funciona de terça a domingo, das 10 às 16h.

Museu Palácio Olímpio Campos

MPOLCConstruído em 1856, o “Palácio Provincial” – como era chamado – foi criado para funcionar como sede do Governo do Estado e residência do governador na capital sergipana, tendo em vista que a mesma já havia sido transferida de São Cristóvão para Aracaju.

Somente em 12 de julho de 1954, através da Lei nº 575, no governo de Arnaldo Garcez, o casarão foi denominado “Palácio Olímpio Campos”, em homenagem ao jornalista, professor e sacerdote Monsenhor Olympio de Souza Campos, cuja personalidade política ganhou destaque em todo território nacional, especialmente como deputado federal, presidente do estado e senador, até meados de 1906 – ano do seu falecimento. Mais de cento e vinte anos após a sua inauguração, em 1985, o Palácio Olímpio Campos foi tombado, através do decreto nº 6.818 de 28 de janeiro, por ser um dos mais significativos monumentos da arquitetura oficial e importante referencial da história política e da cultura sergipanas.

O Museu Palácio Olímpio Campos fica localizado no Centro da capital, na Praça Fausto Cardoso s/n, e conta com exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria.

O agendamento de visitas e demais informações podem ser adquiridas no site do museu ou pelo (79) 3198-1454.

Espaço Zé Peixe

zepeixeInaugurado em 2015, onde funcionava o antigo Terminal Hidroviário, às margens do rio Sergipe, o Espaço Cultural Zé Peixe homenageia uma figura ímpar da história contemporânea do estado: o prático Zé Peixe.

O local conta com dois pavimentos com espaço para o Memorial com exposição fotográfica permanente, que conta a história do nadador, restaurante, lojas de doces caseiros e artesanatos, além de um ponto bancário.

Centro Cultural de Aracaju

grande-centro-cultural-aracaju10102014Localizado no antigo prédio da Alfândega, na Praça General Valadão, o Centro Cultural de Aracaju conta com Biblioteca, Tele Centro, Sala da Cultura Popular, Museu, Cinema, Teatro, Salas de oficinas e exposições, além do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV).

Para abrigar o Centro, o espaço passou por uma grande restauração baseada em um levantamento histórico prévio sobre arquitetura original do prédio, que respeitou a fidelidade estética, histórica e artística da construção original.

Informações pela fanpage do Centro.

Agora é só escolher por onde começar a conhecer mais a história do nosso pequeno grande notável estado de Sergipe!

 

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.