Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Biópsias de casos de Hanseníase voltarão a ser feitas esta semana no Cemar Sequeira Campos

Publicado em: 17/01/2017     Imprimir artigo

SMSHANSA Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Referência em Tuberculose e Hanseníase do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), do bairro Siqueira Campos, informa que as biópsias de casos de Hanseníase voltarão a ser feitas ainda esta semana na unidade. De acordo com Vanessa da Cruz Primo, gerente do setor, atualmente há uma fila com 21 pessoas a espera da realização do procedimento. Ela explica que a demanda reprimida é em decorrência da grande quantidade de greves dos profissionais da saúde realizadas em 2016.

“Temos uma fila no momento por causa das várias greves realizadas no ano passado, mas já conseguimos dois médicos e esta semana voltaremos a fazer as biópsias. Serão feitas, inicialmente, sete por semana. Então até o final deste mês conseguiremos acabar com a fila, e em fevereiro estaremos com o serviço em ritmo normal”, afirma.

Vanessa ressalta a importância da biópsia para que seja dado o diagnóstico da doença e, consequentemente, o encaminhamento para o início do tratamento. “A biópsia precisa sim ser feita com urgência para que o diagnóstico seja dado e assim o paciente ser encaminhado para o tratamento. Por isso, procuramos resolver essa situação o mais rápido possível”, disse a gerente.

Doença

A hanseníase, conhecida também popularmente como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Apesar de ser uma doença na pele, ela é transmitida através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse e espirro) que saem de um doente não tratado.

Os sintomas mais comuns da doença são: manchas brancas ou avermelhadas no corpo, sensação de formigamento, fisgada ou dormência nas extremidades, caroços, placas em qualquer lugar do corpo e diminuição da força muscular.

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.