Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Conhecer-se a fundo

Publicado em: 20/03/2017     Imprimir artigo

Por Michelle Nunes*

Conhecer a si mesmo é um processo constante de observação. Precisamos observar a nós mesmos, nossos hábitos, reações e as razões pelas quais agimos e reagimos de determinada forma. É preciso fazer essa auto observação sem críticas, justificativas, sentimento de culpa ou medo de descobrir a verdade. Esse processo nem sempre é fácil. Demanda tempo e disposição do indivíduo que deseja se conhecer a fundo.

Você pode começar sua jornada fazendo uma pergunta a si mesmo e anotando todas as respostas que vierem a sua mente: Quem sou eu?

Vale ressaltar que essa resposta será alterada o tempo todo e quantas vezes você desejar, pois somos seres em transformação. Para dar fidelidade a sua resposta, busque ficar atento ao que acontece dentro de você e o que está acontecendo à sua volta. Você pode fazer da seguinte forma: escolha alguns acontecimentos do dia e imagine como se estivesse ocorrendo com outra pessoa. Feche os olhos, respire, e imagine a cena acontecendo com outra pessoa. Perceba o cenário, as cores, o tom das vozes, os gestos, os cheiros. Cada detalhe é importante. Para que o exercício funcione a contento, é necessário que você se liberte de pré-julgamentos, justificativas, autopiedade e críticas. Você vai observar a cena e anotar os detalhes. Assumir o comando de si mesmo é um processo que tem início com a conscientização e esse é um excelente exercício.

Para melhorar a nós mesmos, precisamos abandonar alguns hábitos e premissas que temos como verdadeiras. Uma delas é a de que não podemos controlar as emoções e sim aceitá-las. É preciso adquirir hábitos saudáveis e positivos e perceber que os sentimentos não são apenas emoções que acontecem, e sim reações que escolhemos ter. Afinal, nós regemos a nossa vida e fazemos dela o que queremos.

Você é a pessoa responsável pela sua maneira de sentir. Você sente o que pensa e pode aprender a pensar de modo diferente sobre qualquer situação, basta querer. Pergunte a você se compensa sentir-se infeliz, magoado, deprimido. Caso a resposta seja negativa, examine com carinho o tipo de pensamento que tem te levado a experimentar esse tipo de sentimento.

Há muitos anos venho buscando esse autoconhecimento através de bons livros, palestras, orações, músicas, vídeos, religiões… e essa busca de anos não teve o resultado de um único final de semana onde eu realmente olhei para dentro. Esse final de semana que modificou a minha vida para sempre, foi em Novembro de 2014 quando eu disse sim ao treinamento DL (Desenvolvimento e Liderança). Entrei no treinamento cheia de medos, dúvidas, ansiedade, baixo estima, depressão, insônia, frustrações, justificativas. Procurava culpados para a minha infelicidade e não percebia o que parece óbvio: eu era a responsável pelo que estava acontecendo em minha vida, do mesmo jeito que sou hoje!

E para que a minha vida começasse a fluir positivamente, foi preciso olhar para dentro, parar de julgar, de justificar, de criticar, de ter autopiedade. Eu sempre fui a responsável por tudo que atraía em minha vida. E o DL, de forma vivencial, me fez perceber isso. Tirei a venda que tapava meus olhos, parei de criticar a tudo, todos e a mim mesmo e consegui entender que posso controlar minhas emoções. Com isso, pude obter melhores resultados em todos os aspectos de minha vida, precisei apenas mudar alguns hábitos.

Convido você a começar essa linda viagem. Do seu modo, em seu próprio tempo. O importante é que você dê o primeiro passo. Viva, seja você mesmo, aproveite cada momento… ame! Nós viemos a esse mundo para ser livres e felizes. Vale a pena se autoconhecer.

Que sejamos o nosso melhor!

Michelle da Graça Nunes é Assistente social, Terapeuta Renascedora Integrativa, Practitioner em PNL e Rebirthing Practitioner             

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Comentários

  1. Marta Magnólia Santana disse:

    O DL para mim… É uma meta a alcançar,um sonho…

    1. Michelle Nunes disse:

      Que bom Marta. O DL tem um grande significado para mim e tem transformado muitas vidas. Você sai de lá ouvindo mais, enxergando mais e sentindo mais. Grandes aprendizados em um único final de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.