Dadinhos de tapioca

Publicado em: 08/10/2016     Imprimir artigo

Por François Ozanne*

dadinhos-de-tapioca2Uma receita muito fácil para uma entrada deliciosa! Ingredientes tipicamente nordestinos fazem essa fritura, que virou um sucesso em muitos restaurantes do pais. Elaborada inicialmente no restaurante Mocotó em são Paulo, costuma acompanhar um molho agridoce picante, como sweet chilli.

O ideal é ser feito de um dia para outro, pois o tempo de geladeira vai garantir dadinhos mais uniformes. Depois de pronto, o prato dura até 5 dias na geladeira, e não é bom de se congelar, porque a tapioca se esfarela.

Uma variação muito legal é transformar essa mesma receita em sobremesa. Só colocar um pedaço de goiabada cascão em cada dadinho na hora que puser na forma. Faça imaginando onde vai cortar e sem colocar sal e pimenta na mistura. Depois de fritar, passe no açúcar com canela e voilà!

Ingredientes

dadinhos-de-tapioca1lt de leite

500gr de tapioca granulada

500gr de queijo coalho fresco

Sal e pimenta do reino a gosto

Ou

200gr de goiabada cascão cortada em cubinhos

Açúcar refinado e canela a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque o leite para esquentar em uma panela grande, junte o sal e a pimenta do reino, o sal do queijo coalho vai ditar o quanto de sal você vai colocar aqui.
  2. Rale o queijo coalho no grosso e misture com a tapioca granulada.
  3. Adicione no leite aos poucos mexendo bem para não embolar, e tenha em mão uma luva térmica para segurar bem a panela, vai estar quente!
  4. Cozinhe a mistura em fogo médio sempre mexendo bem, até a ficar firme e um pouco pesada.
  5. Ainda quente, coloque em uma forma retangular média e abra a mistura para que fique mais uniforme possível, uma espátula de silicone vai ajudar bastante na missão.
  6. Leve para gelar por no mínimo 6 horas, desenforme e corte em Cubos de 2×2 cm.
  7. Frite em imersão até dourar e ficar crocante.

 

 

 

 

François Ozanne é um profissional que se entrega à arte culinária de corpo e alma. Formado no curso de Gastronomia na UNIT, trabalhou nos restaurantes Oliva, Muratto Praia, Urbanno e Rudah, localizados na cidade de Aracaju, bem como no estabelecimento Dado Bier, em Porto Alegre. Atualmente, comanda a produção da Blend Burguer, e nessa coluna pretende transmitir aos leitores um pouco dessa paixão que carrega, em forma de receitas, histórias e pensamentos.é chef especializado em gastronomia contemporânea e será um colaborador da coluna Gastronomia do Sergipe Dia a Dia.

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.