Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Floresta Nacional do Ibura

Publicado em: 01/12/2016     Imprimir artigo

amp_143845455573A Floresta Nacional do Ibura, criada pelo Decreto S/N, de 19/09/2005, com o objetivo de “Proteger ecossistemas delicados, como mata atlântica associada aos manguezais e o grande manancial sobre o qual a Unidade se encontra, o aqüífero Sapucaia que abastece a demanda de Aracaju em cerca de 15%.” Após grande embate, as terras foram doadas pelo Estado à União sendo, então, cuidada como Posto de Fomento do IBAMA Estadual. Posteriormente, tornou-se conhecida como “Horto Florestal do IBURA” e, já em setembro de 2005 foi Decretada como “Floresta Nacional do Ibura”, pelas características apresentadas.

Com a população muito carente, é cultural e histórico a apanha de madeira para fogão à lenha, frutos e tornando a Unidade como passagem pela população vivente no povoado Estiva.

Possui uma área de 144,1785 ha, com aproximadamente 5600 metros de perímetro. Composta por Mata Atlântica e manguezais que rodeiam a parte norte e este da Unidade. Ao norte, após o manguezal, encontramos o rio Cotinguiba que se torna um dos acessos; A Este, a BR-101 margeia, ao sul a Rod, SE-090 e a oeste, o povoado estiva, manguezais e canavial. A categoria de manejo da Unidade a pesquisadores, ações de educação ambiental, lazer, ecoturismo. Porém a Unidade encontra-se literalmente carcomida para essas atividades em função do abandono em que se encontra sem inviável qualquer atividade dessa natureza dentro da área. A flora identificada apresenta espécies pertencentes ao bioma de Mata Atlântica com vários bosques de exóticas em seu interior.

Apesar da fauna ser bastante insignificante em função da caça, rodovias que cercam a UC, ainda abriga várias aves e outras espécies características de ecossistema de mata atlântica.

Invasões de animais domésticos (eqüinos e bovinos), plantações de exóticas (Eucalipus sp, Pinnus sp, Musa sp), depósito de lixo, no interior, pela comunidade do entorno imediato, caça e pesca predatória de caranguejo.

Manutenção da biodiversidade e da qualidade de vida para a população do entorno, fomento ao reflorestamento de mata Atlântica, proteção de manancial do aqüífero Sapucaia. A Unidade não possui documento oficial que norteie suas atividades de manejo. Foi proposto (agosto/2006) um Programa de Manejo para subsidiar as ações tomadas denominado de PAI – Programa de Ação Imediata.

Fonte: ICMBio — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.