Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Governador participa de procissão em homenagem à padroeira de Tomar do Geru

Publicado em: 09/09/2016     Imprimir artigo

3ca5b032a80aa607a0c59c4948b1433aNa tarde desta quinta-feira, 08, o governador Jackson Barreto esteve em Tomar do Geru, no Sul sergipano, para acompanhar a procissão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município. Jackson disse que não poderia deixar de prestigiar uma comunidade que fica tão distante da capital e foi tão pouco lembrada em outras gestões.

“Geralmente os governadores de Estado não lembram de vir a Tomar do Geru, não lembram da festa de sua padroeira, não lembram de trazer obras para cá”, declarou e acrescentou que em seu mandato, várias obras já foram feitas no município. “Graças a Deus nós temos uma boa imagem em Tomar do Geru. Trouxemos muitas obras para esse município, como pavimentação asfáltica, pavimentação de paralelepípedo na periferia da cidade e alguns povoados, construímos a clínica de saúde e o ginásio de esportes, fizemos uma operação tapa buraco na rodovia que liga Tomar do Geru à Itabaianinha. Fizemos muito por Tomar do Geru”.

Também presente no evento, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista adiantou que, além de prestigiar a procissão, foi ao município para conversar com o prefeito sobre reforço da segurança na cidade. “Viemos tratar de  questões de segurança pública para  melhorar a segurança no município. Tanto a parte da Polícia Militar, com o comandante da Polícia Militar também presente, como as  questões ligadas à Polícia Civil”, adiantou.

Devoção

Essa foi a primeira vez que a filha da dona de casa Nelita Silva Santos e do lavrador Milton de Jesus Santos participou da procissão do município como anjinho e apesar da pouca idade, ela já sabe do papel que a santa teve na construção de sua família.  Milton conta que foi na procissão que conheceu e começou a namorar Nelita, há mais de 15 anos. “A santa é tudo na vida da gente. É a santa e Deus na vida da gente. A santa nos trouxe muitas bênçãos na vida, inclusive nos aproximou”, contou.

“Sou devota desde que nasci”, disse com orgulho a dona de casa Maria Aguiar. Nascida e criada em Tomar do Geru, a septuagenária falou que costuma participar da procissão desde criança e que é uma alegria muito grande dividir a devoção à santa com a sua família. “Enquanto estiver com saúde participarei da procissão. Desde sempre vim e é uma felicidade poder dividir esse momento com as minhas filhas, netos e bisnetos”.

O porteiro José Raimundo Oliveira é devoto da santa há 10 anos e desde então se tornou um membro ativo da paróquia. “Faço parte do Terço dos Homens, sempre venho à igreja e minha vida só melhorou depois que me tornei devoto da santa”, explicou.

Padroeira

Segundo uma lenda, quando Tomar do Geru ainda era aldeia, uma imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teria aparecido no meio da mata, onde hoje é a igreja. Encontrada pelos índios kiriri e entregue aos padres jesuítas, a imagem teimava em voltar à mata e foi entregue pelos índios aos jesuítas várias vezes e várias vezes a imagem retornava à mata, até que os padres resolveram construir uma igreja em homenagem à santa.

A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi construída em 1688 por iniciativa do padre italiano Luís Vincêncio Mamiani. Com 328 anos, a igreja de Tomar do Geru é uma das mais antigas do estado e nas palavras do governador, é também uma das mais bonitas. “Essa igreja é uma das mais bonitas que eu já vi, é uma verdadeira obra de arte”.

Presenças

Estiveram presentes na procissão o prefeito de Tomar do Geru, Augusto Soares Diniz; o deputado estadual Zezinho Guimarães; o secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista e o Comandante Geral da Polícia Militar, o coronel Marcony Cabral.

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.