Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Governo inaugura Complexo da Coordenadoria Geral de Perícia e Central de Interpretação de Libras

Publicado em: 30/08/2016     Imprimir artigo

O governador Jackson Barreto inaugurará nesta terça-feira, 30, o novo Complexo da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), no bairro Getúlio Vargas, e a Central de Interpretação de Libras (CIL), no Centro de Atendimento ao Cidadão – Ceac da Rua do Turista, Centro de Aracaju. O primeiro espaço, além da Cogerp, vai abrigar em um mesmo ambiente os Institutos de Criminalística e de Identificação (que deixará de funcionar na avenida Adélia Franco). Com o funcionamento do Complexo, a capacidade de atendimento dos dois institutos será ampliada em quase 100% em relação aos números atuais. Já o CIL tem objetivo de prestar atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva, por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar seu acesso a serviços públicos e informações diversas, ampliando a comunicação e interação entre ouvintes e surdos.

O Complexo vai oferecer mais conforto e comodidade aos papiloscopistas, peritos criminalísticos e à população sergipana. O prédio tem área de 1.019 m², funcionando no térreo o Instituto de Identificação e, no pavimento superior, o Instituto de Criminalística. Foram investidos R$ 604.811,23 na reforma e adequação do prédio.

Com a centralização das três unidades, a expectativa do Governo do Estado é prestar um melhor serviço à população sergipana, pois com a Cogerp e os Institutos de Identificação e Criminalística atuando juntos, os cidadãos poderão ter acesso, no mesmo local, a diversos serviços, como confecção de carteiras de identidade, consulta de processo de perícia criminalista entre outros. O local conta com 46 salas, sendo 19 no pavimento térreo e 27 na parte superior; laboratórios de balística, de documentoscopia, análise de droga bruta; além de novo e moderno laboratório de papiloscopia para análise de fragmentos de impressão em local de crime.

O Instituto de Identificação conta também com sala de arquivo, recepção, sala de digitais, arquivo criminal, almoxarifado, entre outros. Já o Instituto de Criminalística dispõe de salas de Divisão de Crimes, de Disparos, Retrato Falado, Laboratório de Balística, alojamentos, Custódia, Documentoscopia, Cadeia de Custódia, Sala de Reunião, Câmara Escura, entre outros. Somente de janeiro a julho de 2016, o posto sede de Aracaju retirou 27.988 carteiras de identidade. Com a inauguração de postos regionais no interior do estado e a ampliação do número de mutirões, outros 22.200 documentos foram expedidos exclusivamente no interior.

No último dia 17, o Governo do Estado inaugurou o posto regional do Instituto de Identificação em Itabaiana. É a quinta unidade regional entregue, com expectativa de aumentar a capacidade de expedição para 100 carteiras de identidade por dia. Já funcionam postos em Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Propriá e Maruim. Será inaugurado um em Estância.

Central de Interpretação de Libras

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), inaugura a Central de Interpretação de Libras (CIL). Estarão disponíveis no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), localizado no 1º andar da Rua do Turista, das 07h45 às 12h e das 14h às 17h45, três profissionais especializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras) – tradutor e intérprete, que prestarão atendimento, prioritariamente presencial, mas também virtual e in loco, garantindo de forma plena a comunicação, inclusão e acesso das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Presencialmente, no local onde funcionará a CIL, o atendimento será prestado com disponibilização de tradução/interpretação em Libras/Língua Portuguesa. Por meio virtual, o atendimento funcionará com a liberação de informações sobre serviços públicos através da transferência de imagem em tempo real entre intérpretes da Central e pessoas com deficiência auditiva. A Central também disponibilizará intérprete in loco, em horário previamente agendado, para acompanhamento de pessoas com deficiência auditiva a bibliotecas, hospitais, delegacias, tribunais e outros locais de atendimento ao público.

A implantação da CIL em Sergipe foi possibilitada através de convênio celebrado com o Governo Federal. Para garantir o seu funcionamento, a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania fornecerá um veículo, equipamentos de informática e mobiliário. Ao Governo de Sergipe cabe a cessão do espaço, garantida através de Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Seidh e a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag); alocação de recursos para manutenção da Central; além da contratação de pessoal; perfazendo um investimento anual de cerca de R$ 200 mil.

Segundo o censo de 2010, o Brasil possui 2.147.366 milhões de pessoas com deficiência auditiva severa – número crescente, considerando o aumento da população idosa no país. Em Sergipe, 23.336 pessoas têm deficiência auditiva severa (20.033 têm grande dificuldade para ouvir e 3.303 são surdas). Esse contingente humano padece de restrições a uma série de atividades e serviços. A Central de Interpretação de Libras é, portanto, mais uma iniciativa do poder público de inclusão dos cidadãos, possibilitada pela garantia do seu acesso a serviços e participação mais ativa na sociedade. Os interessados no serviço poderão obter mais informações através do telefone (79) 3222-9447.

Serviço 1

O quê– Inauguração do novo Complexo da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), que abrigará também o Instituto de Criminalística e o Instituto de Identificação;

Quando– Nesta terça-feira, 30, às 9h30;

Onde– Rua Basílio Rocha, bairro Getúlio Vargas, Aracaju;

Serviço 2

O quê– Inauguração da Central de Interpretação de Libras;

Quando– Nesta terça-feira, 30, às 12h;

Onde- Rua Laranjeiras, 307, Centro, Aracaju – Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), localizado no 1º andar da Rua do Turista.

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.