Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Marilena Chaui participa da abertura da Semana Acadêmico-Cultural da UFS

Publicado em: 06/10/2016     Imprimir artigo

Marilena Chaui/Fotos: Ivone Perez

A professora da USP Marilena Chaui participará da abertura da 3ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS (Semac) em 17 de outubro, às 8h30, no auditório da Reitoria, campus de São Cristóvão. Ela irá proferir a conferência “Universidade operacional ou a servidão voluntária”.

Visite a página da 3ª Semac

A professora virá a UFS como uma das participantes do XVII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, considerado o maior encontro da área na América Latina e um dos três maiores do mundo. A ser realizado de 17 a 21 de outubro, o encontro é um dos eventos que congregam a Semac, que também ocorre na mesma semana.

Irá participar ainda do encontro de Filosofia o professor da USP Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, dentre outros. Janine Ribeiro vai proferir a palestra “Maquiavel para pensar a República” no dia 18 à tarde no auditório da Didática V (e não mais no auditório da Reitoria, como informado anteriormente). Outra alteração: o professor Vladimir Safatle não virá mais para o evento.

A organização do evento é resultado de uma parceria entre a UFS e a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). A maior parte das atividades acontecerá no campus de São Cristóvão, principalmente nos prédios das Didáticas V e VI (e não Didática IV, como informado anteriormente), nos períodos da manhã e tarde. A parte da noite será dedicada à programação cultural.

Segundo Antônio Carlos dos Santos, professor do Departamento de Filosofia (DFL) e coordenador da comissão organizadora local, o evento é o momento em que a comunidade filosófica brasileira se encontra para discutir problemas nacionais, políticos e religiosos que envolvem direta ou indiretamente toda a população.

O coordenador ainda ressalta que esta é a segunda vez que o evento da Anpof é sediado por um estado do Nordeste – na primeira vez Salvador foi o palco do encontro. “Então, penso que é um privilégio para Sergipe e para a UFS poder acolher os professores de Filosofia do Brasil e do exterior. Além disso, os alunos terão a oportunidade de ter acesso às bibliografias de todos esses professores e interagir com pessoas que são vistas como referências por muitos da área de Filosofia”, diz Antônio Carlos.

Lançamento de livros

O professor lembra que haverá uma feira de livros na Vivência, no campus de São Cristóvão, todos vendidos pela metade do preço. Por fatores como logística, e pelo tamanho do evento, ele não ficará restrito apenas aos muros da universidade. Também serão lançados cerca de 130 livros no Museu da Gente Sergipana. Pela noite acontecem na orla apresentações folclóricas durante todos os dias da programação.

“A expectativa é a melhor possível. Teremos cerca de 60 monitores ajudando no trabalho, além de outros colegas e alunos que também estão colaborando”.

A programação inclui debates propostos por grupos de trabalhos (GT’s) sobre os mais variados assuntos ligados tanto à história da filosofia quanto à ética, gênero, direito e contemporaneidade, e aos pensamentos de grandes teóricos da área.

Inscrições

As inscrições para apresentação de trabalhos já estão encerradas, mas ainda estão abertas para ouvintes. Para realizar a inscrição e saber mais a respeito das taxas e a programação completa, acesse o site da Anpof.

Segundo a organização, cerca de 2.500 pessoas se inscreveram.

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.