Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Professora da UFS é premiada por projeto que ressalta histórias de vida das comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional do Tapajós

Publicado em: 20/10/2016     Imprimir artigo

janaina_eA responsável pelo projeto “Caminhos Tapajós. Museu de Território das comunidades ribeirinhas da Flona”, que se desenvolve a partir das histórias de vida das comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional do Tapajós, em Santarém-PA, a professora Janaina Mello, do Departamento de História (DHI), foi contemplada com os Prêmios Prof. Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente na categoria Economia Criativa.

Segundo ela, o projeto “busca conferir visibilidade e valorização às memórias e trajetórias das populações, dialogando com seus saberes, empoderando-as, compartilhando tecnologias sociais na cartografia de suas rotas e paisagens, integrando-as na gestão compartilhada do patrimônio cultural amazônico, redirecionando sua sustentabilidade nos princípios da economia da cultura e turismo sustentável”.

Ainda de acordo com a professora, o projeto foi criado há mais de um ano por meio de informações em bases de pesquisas científicas, contatos com instituições e agentes culturais da região amazônica e conversas com as comunidades.

“Esse prêmio pode ser descrito como um dos mais importantes prêmios de pesquisa do cenário nacional, principalmente por seu enfoque na área de sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e valorização do patrimônio cultural”, destaca a professora.

Para ela, os prêmios colaboram para a visibilidade nacional das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, “que há muito tempo têm visto minguar os recursos para o desenvolvimento de suas pesquisas”.

Além disso, Janaina acredita que esses prêmios contemplam os esforços de estudo, pesquisa, parcerias com outros pesquisadores interinstitucionais e alunos bolsistas e voluntários, bem como renova a vontade de contribuir ainda mais para a qualidade de vida das sociedades em quaisquer geografias.

“Demonstra que os pesquisadores da UFS não são endógenos e têm tanto potencial de realização quanto aqueles das universidades dos grandes centros de investimento no país”.

Premiação

Segundo a professora, que está bastante emocionada por representar a UFS e o estado na cerimônia de premiação, é a primeira vez que uma pesquisadora de Sergipe é contemplada pelos Prêmios Prof. Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente.

“Espero estreitar ainda mais os contatos em Belém/PA numa rede colaborativa de estudos de excelência transfronteiriça para viabilizar pesquisas e intervenções na área da economia criativa, que esse ano foi tema da X Primavera de Museus organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram)”, diz.

A cerimônia de outorga da premiação acontecerá no dia 28 de outubro, às 20h, no Hangar Centro de Exposição da Amazônia, em Belém/PA.

Por Ascom UFS – comunica@ufs.br

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital Destaques

INSTITUTO VEGAS

Nenhum Comentário
20/12/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.