Programa melhora produtividade e competitividade nas empresas

Publicado em: 06/09/2016     Imprimir artigo

produçãoA produtividade é um dos pontos fracos na indústria brasileira. São necessários até quatro trabalhadores daqui para fazer o mesmo que um dos Estados Unidos. Produzir com eficiência e qualidade para competir com o mundo todo ainda é um grande desafio para o segmento industrial no Brasil. Mas para tentar diminuir esse problema, o SENAI lançou o programa Indústria Mais Produtiva em todo país.

O Programa é uma resposta rápida para esse dilema da baixa produtividade e visa atender 3 mil empresas de pequeno e médio porte, com o objetivo de aumentar em até 30% a sua produtividade. O Indústria Mais Produtiva consiste na diminuição de sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimentos e defeitos) e, inicialmente, quatro serão os setores prioritários: alimentos e bebidas, metalomecânico, moveleiro, vestuário e calçados.

O programa já acontece em algumas indústrias no país e a média de alta na produtividade está na casa dos 40%. O primeiro passo realizado pela equipe de consultores do SENAI é a visita e diagnóstico das possíveis melhorias no processo de produção e a consequente, implantação dessas inovações na linha produtiva. Juntamente com isso, nas empresas que já adotaram tais medidas, puderam verificar um aumento de 56% na qualidade dos produtos e a redução de 21% nos custos da produção.

A iniciativa é uma realização do SENAI, Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para quem ficou interessado em participar desse Programa, acesse o site www.brasilmaisprodutivo.gov.br e realize o cadastro de sua empresa, assim como mais de duas mil e quinhentas indústrias já fizeram.

UNICOM/FIES

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Capital

REVISTA DOS BAIRROS-SANTO ANTÔNIO

Nenhum Comentário
17/10/2017
">
Gastronomia

Um oásis no sertão

Nenhum Comentário
04/10/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.