Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Rede Pública de Ensino de Sergipe é destaque em eventos nacionais

Publicado em: 26/10/2016     Imprimir artigo

3c5f9710ca909a4c874fe907a94fac8eOs investimentos feitos pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, a fim de que os alunos da rede estadual de ensino representem Sergipe em eventos nacionais, têm gerado bons resultados para o Estado. Graças à orientação dos professores da rede de ensino e do incentivo realizado pela Secretaria, cada vez mais alunos e professores participam de olimpíadas pedagógicas, competições esportivas, eventos de inovação tecnológica, pesquisas científicas, e são selecionados para representar o estado em comissões do Congresso Nacional, a exemplo do Parlamento Juvenil do Mercosul, Parlamento Jovem e Jovem Senador.

Isla Dayane, Giulia Pardo, Mariana Loureiro e Maria Clara Prado (Colégio Atheneu Sergipense), Robson Fernando Bomfim e José Adailton Nascimento (Colégio Ministro Marcos Maciel), Rivandson Teles (Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho) são alguns dos nomes entre tantos de destaque no cenário estadual que têm representado bem o estado.

É de Sergipe também a escola referência em Gestão Escolar. Do município de Itabi, localizado no sertão sergipano, a Escola Maria das Graças Moura é a primeira unidade do estado a ser agraciada com o Prêmio Nacional de Gestão Escolar, desde que a premiação foi criada, em 1998.

Para o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, o trabalho em equipe, o incentivo dos coordenadores e professores, o apoio da Seed e uma gestão voltada para a inovação são formas de ultimar o compromisso com a qualidade no ensino, motivando não somente a formação educacional dos alunos, mas para toda a vida.

O secretário destacou que apoia incondicionalmente esses eventos, já que é através deles que Sergipe se faz  representar e também mostrar que a rede pública tem gerado bons resultados.

“Apoiamos fervorosamente os eventos destinados à melhoria da qualidade do ensino. A participação de Sergipe tem crescido no cenário nacional da Educação e vamos buscar cada vez mais incentivar”, afirmou.

Orgulho de Sergipe

É novidade também a notícia de que pela primeira vez uma estudante da rede estadual de ensino foi selecionada para representar o estado de Sergipe no Programa Parlamento Jovem Brasileiro. A aluna Giulia Oliveira Pardo, do Colégio Atheneu Sergipense, representou o estado, sendo aplaudida de pé na Comissão Parlamentar da Câmara dos Deputados, em Brasília, ao apresentar o projeto de lei de autoria dela, que visa dar maior celeridade aos consertos e manutenções de máquinas destinadas a exames do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acompanhada do diretor do Atheneu, Daniel Lemos, e do professor orientador, Denilson Melo, a jovem explicou os principais objetivos do seu projeto de lei em evento nacional, ocorrido no dia 23 de setembro de 2016.

“O projeto determina que todos os equipamentos adquiridos para realização de exames no Sistema Único de Saúde (SUS) devem ter o processo de licitação finalizado em até 90 dias, após a sua compra, para futuros reparos e manutenções.  Minha intenção é acabar com as filas por causa das máquinas defeituosas; enfim, amenizar o sofrimento da população”, disse.

A seleção final foi feita pela Comissão Técnica Legislativa da Câmara Federal, que escolheu o projeto de lei da aluna Giulia Pardo. Na análise dos projetos de lei foram levados em consideração os aspectos relativos à propositura apresentada, a justificativa do projeto – que  consiste na defesa quanto à relevância da lei para solucionar problemas enfrentados pela sociedade – bem como o uso da técnica legislativa apresentada na escrita do projeto.

O trabalho elaborado pela aluna sergipana obteve a melhor pontuação em todo o país, dentre os 400 inscritos, e ficou na primeira colocação com a nota 96.

Pensamento nos direitos da coletividade

Isla Dayane Andrade, aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, também é um nome sonoro entre os alunos da rede estadual que têm representado bem o estado. A aluna participará do Parlamento Juvenil do Mercosul, por ter o projeto ‘Direitos Humanos e Cidadania: Aprender para Exercer’, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). A jovem será a representante de Sergipe em missões nacionais e internacionais, por um mandato de dois anos.

Isla Andrade quer que o projeto promova mais conhecimento sobre os direitos humanos em sala de aula, como forma de socializar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e provocar a reflexão acerca dos valores humanos, da cidadania e da coletividade.

‘Sempre pensei no coletivo. Preocupo-me com o que está acontecendo com o Brasil e percebo que a visão de muitos colegas está distorcida quanto aos direitos humanos. Quero provocar o debate na escola’, explica. Isla Dayane Andrade teve também a orientação do professor de Sociologia, Denilson Melo.

Do Colégio Atheneu, também se destacam Mariana de Souza Loureiro e Maria Clara Prado. A primeira foi selecionada pela embaixada americana para participar do Programa Jovens Embaixadores 2016. Ela fez parte da lista de 50 alunos da rede pública que participaram de um intercâmbio nos Estados Unidos. Já a segunda foi premiada no concurso de redação do Senado Federal.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Os alunos Robson Fernando Bomfim Santos e José Adailton Santos Nascimento Júnior, ambos matriculados no ensino médio do Colégio Estadual Ministro Marco Maciel, em Aracaju (SE), foram agraciados com as medalhas de ouro e prata, respectivamente, naOlimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Os estudantes participaram de uma prova realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), sendo vitoriosos na categoria do nível 4.

O professor Manoel Messias Pereira Valido Filho, que leciona Física na unidade escolar, foi quem coordenou a OBA no Colégio Estadual Ministro Marco Maciel. A escola contou com a participação de 13 alunos, e todos receberam certificado de participação.

Estadual de Química

O aluno Rivandson Teles dos Santos, do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, de Umbaúba (SE), é medalha de bronze por se destacar na Olímpiada Sergipana de Química. Classificado para a etapa nacional, é o único estudante da rede estadual de Sergipe a conseguir o feito em 2016. Para ele, conseguir a medalha de bronze soa como um incentivo a mais a enfrentar as dificuldades e sempre estar atento na busca do sucesso dentro e fora da escola. “Entre tantos concorrentes da rede privada, eu fui o primeiro a conseguir a medalha”, afirmou.

A orientadora e professora Darcylaine Martins afirma que há alunos muito bons e só é necessário que eles sejam incentivados a participar desses eventos. “Tinha certeza de que seria premiado, porque eles estão preparados. Queremos incentivar cada vez mais a participação”, enfatizou.

Jadson Teles, diretor do Estadual Garcia Filho aponta a vitória do aluno como fruto de um trabalho feito na escola como um todo e da criatividade de Rivandson Teles. “É um estímulo para que outros participem”, afirmou.

Robótica no Francisco Rosa

Em 2014, 2015 e agora em 2016 os alunos da rede estadual de Sergipe se destacaram no cenário educacional brasileiro, mais precisamente na Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR) e na Mostra Nacional de Robótica.

Os estudantes Pablo Wigne, Lucas Eduardo e Guilherme Oliveira, do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, representaram a escola pública na olimpíada e na mostra ocorrida no período de 9 a 11 de outubro de 2016, no Recife.

Em 2014 a Olímpiada aconteceu na cidade de São Carlos, em São Paulo. Já em 2015 foi em Uberlândia, em Minas Gerais. Neste ano, os jovens apresentam no Recife o protótipo dos robôs criados por eles e sob a supervisão do professor Flávio Gilberto. “Incentiva a inovação tecnologia e a pesquisa. Estamos participando também este ano da Fienart”, afirmou o professor Flávio Gilberto.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Shirley Cruz, a participação faz despertar nos alunos o interesse pelo universo da pesquisa científica, em especial da robótica. “Participar de um evento tão importante como esse é o reflexo do apoio de toda a equipe diretiva e, principalmente, do comprometimento de Flávio Gilberto”, destaca.

Referência nacional em gestão escolar

Na edição de 2016, com referência em 2015, o Colégio Estadual Maria das Graças Moura, de Itabi (SE), venceu a etapa estadual e concorreu com escolas de toda a rede pública do país. A unidade sagrou-se vencedora na etapa nacional, conseguindo o feito pela primeira vez para Sergipe. “O estado foi escolhido devido às experiências exitosas e inovadoras tanto em gestão escolar, quanto em projetos pedagógicos”, afirmou Jorge Costa.

O Prêmio Gestão é uma iniciativa nacional realizada pelo Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O estado de Sergipe aderiu ao prêmio, que foi instituído pela portaria nº 3801, de 22 de julho de 2016, no âmbito das escolas públicas de educação básica.

A proposta consiste em melhorar a gestão, disseminar, incentivar e valorizar as experiências exitosas em escolas públicas de educação básica que se destaquem pela competência de sua gestão e por iniciativas inovadoras e bem-sucedidas, voltadas para a melhoria da aprendizagem do aluno.

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.