Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

São Cristóvão entra no clima de Senhor dos Passos

Publicado em: 10/03/2017     Imprimir artigo

A cidade de São Cristóvão se preparara para receber aproximadamente 80 mil pessoas nos próximos dias 10, 11 e 12 de março. Reconhecida como Patrimônio Imaterial Sergipano, a Romaria de Nosso Senhor dos Passos se caracteriza como uma das festas religiosas mais importantes do calendário sergipano, atraindo fiéis de todos os cantos para uma programação intensa de missas e procissões. A partir da sexta-feira (10), às 21h na Igreja São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos), no Bairro América, acontecerá uma missa, de onde as pessoas sairão às 22h em procissão para a Igreja do Carmo (na sede de São Cristóvão).

Segundo explicou o pároco de São Cristóvão, frei Sérgio Ancelmo da Silva, já foi solicitado o policiamento para acompanhar esse primeiro cortejo. “Teremos sete apoios no decorrer desse trajeto. Essa grande caminhada trata-se de uma tradição recente, criada no ano passado, mas que serve para reunir fiéis que antes saiam sozinhos em direção à cidade, passando agora a andar acompanhados, o que facilita também a segurança no percurso. São esperadas cerca de 250 pessoas nesse cortejo que finaliza dentro da Igreja do Carmo, que estará com as portas abertas a partir das cinco horas da manhã para esperar a chegada dessas pessoas”, explicou o frei.

Em seguida acontece o acolhimento dessas pessoas e a abertura da Casa do Romeiro (Salão Sagrada Família, anexo à Igreja do Carmo) para um café da manhã. Após esse primeiro momento, os fiéis saem pelas ruas de São Cristóvão para visitação das igrejas que estão na sede. “Teremos pessoas voluntárias esperando os fiéis em cada igreja para receber da melhor forma possível cada visitante. Como a festa de Senhor dos Passos acontece na época da Quaresma, acaba transformando São Cristóvão num imenso santuário. Queremos que as grandes manifestações de fé marquem a vida das pessoas. Trata-se de um momento especial para que ao final as pessoas voltem para suas casas com a fé renovada para continuar o restante do ano”, disse frei Sérgio.

Este ano, a Romaria de Nosso Senhor dos Passos contará também com as participações especiais do Arcebispo de Aracaju, Dom João Costa e também com a palavra do bispo de Cajazeiras (na Paraíba), Dom Frei Francisco de Sales.

Receptividade

A cidade vem se preparando para a Romaria de Nosso Senhor dos Passos desde os primeiros dias de janeiro. Tida como prioridade pelo prefeito Marcos Santana, a romaria se caracteriza como o momento onde a cidade atinge o ápice de visitantes, o que requer um planejamento para deixar todos os fiéis amparados e confortáveis.

Nas últimas semanas, tanto o prefeito quanto os secretários estão se reunindo para programar essa receptividade, garantindo a infraestrutura que a festa requer. “A Romaria de Senhor dos Passos é reconhecida como Patrimônio Imaterial Sergipano, sendo um momento especial, pois São Cristóvão recebe milhares de pessoas durante os dias da festa e precisamos atender esses romeiros da melhor maneira possível. Trata-se da romaria mais antiga de Sergipe (com mais de 200 anos) e é um período que aquece o setor econômico do município, atraindo os olhares do estado para nossa cidade. Além de valorizar o patrimônio religioso, também enaltece nosso patrimônio histórico e cultural. Estaremos trabalhando para que não falte conforto para os nossos visitantes”, pontuou Marcos Santana.

Segundo a secretária de saúde de São Cristóvão, Joélia Silva Santos, as equipes de saúde garantirão a retaguarda de atendimento para todos os romeiros. “Estaremos com equipes de enfermagem distribuídas em pontos estratégicos do cortejo das três procissões, aferindo pressão arterial e glicemia. Contaremos também com ambulâncias (condutores e equipes de enfermagem) localizada em pontos estratégicos e uma Unidade de Suporte Básico do Samu 192, cujo ponto de apoio será no Hospital N. Senhor dos Passos”, informou.

Já a equipe da SMTT de São Cristóvão já está preparando toda a estrutura do trânsito, nos locais por onde circularão os fiéis, direcionando os ônibus para estacionarem em área permitida, deixando as principais vias apenas para a passagem de pedestres. A Secretaria de Assistência Social e do Trabalho deixará a equipe do Conselho Tutelar de prontidão para quaisquer eventualidades.

Plantão água

O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Melo, informou que a água na Cidade Alta está regularizada há algumas semanas, e que todo o órgão está mobilizado para que nos dias da romaria todos os moradores e visitantes tenham acesso à água de qualidade. “Estamos trabalhando todos os dias para que a problemática da água na cidade seja resolvida. Já conseguimos normalizar o abastecimento que há 15 dias vem ofertando água sem falta. Para esses dias de festa estaremos desenvolvendo um plano de ação para que nossos profissionais trabalhem em regime de plantão, ficando alertas o tempo inteiro para resolverem eventuais problemas”, enfatizou.

Programação completa da Romaria de Nosso Senhor dos Passos

Sexta-feira 10/03

Caminhada do Senhor dos Passos, saindo às 22h da Igreja São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos), Bairro América com destino à Igreja Senhor dos Passos em São Cristóvão.

Sábado 11/03

Missas:

16h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

17h – Igreja do Carmo Maior.

17h – Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros).

19h – Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência.

Domingo 12/03 (durante todo o dia Confissões no Convento do Carmo).

Missas:

06h – Igreja Matriz.

07h – Igreja do Carmo Maior.

07h30 – Igreja Matriz.

08h – Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

08h30 – Igreja Matriz / Igreja do Carmo Maior.

09h – Capela São João Batista (Prox. à imagem do Sr. dos Passos do Alto da favela)

09h – Igreja do Orfanato / Alto do Cristo

09h30 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

10h – Igreja Matriz (missa solene)/ Igreja do Carmo Maior.

10h30 – Igreja do Amparo.

11h30 – Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

12h – Igreja Matriz / Igreja do Carmo.

14h – Igreja Matriz.

Procissão do Encontro

16h – Saída da imagem de Senhor dos Passos da igreja Matriz, como também a imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor).

Obs: As imagens seguem em procissão para a Praça São Francisco, onde acontecerá o Sermão do Encontro. Logo em seguida a procissão seguirá pelas ruas: Ivo do Prado, Praça da Matriz, Tobias Barreto, João Bebe Água, Professor Leão Magno, Messias Prado e Praça Senhor dos Passos.

Obs: Ao Término da Procissão Missa Campal na Praça do Carmo.

Dicas de pontos para visitação: Cristo Redentor e Imagem de Senhor dos Passos (Alto da Favela).

Ponto de apoio: Casa do Romeiro – Salão Sagrada Família (Frades Carmelitas).

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.