Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

“Sergipe tem sido referência em políticas públicas para preservação de água”, diz Belivaldo Chagas

Publicado em: 09/11/2016     Imprimir artigo

belivaldo2O vice-governador Belivaldo Chagas reforçou, durante a solenidade de abertura do XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste –  realizada na noite desta terça-feira, 08, no Hotel Radisson, em Aracaju – o compromisso do Governo do Estado em preservar água e promover o seu acesso às populações mais carentes. “Sergipe tem sido referência em políticas públicas para preservação de água. O governador tem externado essa preocupação e o secretário Olivier Chagas, junto à Semarh, tem feito um excelente trabalho. Temos dois projetos importantes que estão sendo desenvolvidos no estado. O Águas de Sergipe, que tem como finalidade a melhoria da água na bacia hidrográfica do Rio Sergipe e o Água Doce, que irá implantar cerca de 1.200 sistemas de dessalinização, beneficiando as famílias sergipanas. Também faz parte do plano de ação a elaboração de um plano estadual de recursos hídricos que vai atender os rios Japaratuba, Piauí e Sergipe. Ou seja, o governo vem fazendo a sua parte e vem conscientizando a população para a economia de água”, declarou.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, sediar este tipo de evento colocou Aracaju como a capital da discussão política da questão hídrica na região Nordeste. “A crise chegou e não é algo mais só no semiárido, no Nordeste, é algo que está acontecendo também no Sudeste. Então a importância desse evento é muito grande, porque estamos trazendo para o estado o foco de discussão técnico-científica, a discussão de  como encontrar alternativas para  um futuro melhor”, explicou.

O seminário, que segue até o dia 11 de novembro, conta com uma vasta programação de palestras, mesas redondas e mais de 300 trabalhos acadêmicos inscritos. Nas palavras do presidente da comissão organizadora local, Ailton Francisco da Rocha, o evento promoverá uma troca de experiências com outros estados para aprimoramento da gestão e empoderamento da sociedade quanto à políticas públicas de preservação de recursos hídricos.

“A sociedade precisa incorporar essas políticas públicas, precisa demandar essas políticas públicas para que a gente possa colocar a água, um elemento natural, cada vez mais escasso, na agenda política. Esse também é o grande debate do evento, como sensibilizar, como conscientizar a população, como despertar sua participação na discussão da questão da água como elemento indispensável à qualidade de vida do ser humano”, apontou.

 “A cada ano a história se repete. Ao que tudo indica teremos um verão extremamente complicado e discutir sempre a questão do uso devido da água é importante para ver se desperta na sociedade essa necessidade de preservação, afinal de contas, nós temos que tratar os recursos hídricos hoje como um recurso finito e extremamente vulnerável. Por isso, é extremamente importante recebermos este evento, pessoas de fora, para discutir esta temática, para que daqui tenhamos sugestões para tratar da maneira mais responsável possível os recursos hídricos do nosso estado, do nosso país”, expressou Belivaldo.

Presenças

Fizeram parte da solenidade de abertura do evento o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Prof. Vladimir Caramori;  o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA),  Paulo Varella; o Assessor Especial do Ministro de Integração Nacional,  Irani Braga Ramos; a  deputada estadual Ana Lúcia; a presidente da Codevasf,  Kenia Marcelino; o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe, Olivier Chagas;  a gerente de  Prática de Água para América Latina e Caribe do Banco Mundial, Rita Cestti; o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob),  Lupercio Ziroldo Antônio; o presidente da OAB Sergipe, Henry Clay e o  presidente da Comissão Organizadora Local do Simpósio,  Ailton Francisco da Rocha.

 

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.