Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017
Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017

Sisu está com inscrições abertas

Publicado em: 25/01/2017     Imprimir artigo

SISUOs estudantes que desejam conquistar uma vaga em uma instituição pública de ensino superior devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até às 23h59 da próxima sexta-feira (27). As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet, no site do Sisu.

O Sisu é o sistema informatizado, vinculado ao MEC, através do qual estas instituições públicas ofertam vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem se inscrever os candidatos que fizeram o Enem 2016 e que não obtiveram na redação nota zero. É importante observar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos, e, nesse caso, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso no momento da inscrição, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição e, ao efetua-la, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu.

Em Sergipe, selecionam candidatos por meio deste sistema a Universidade Federal de Sergipe e o Instituto Federal de Sergipe. Em todo país, estão participando este ano do Sisu 131 instituições de ensino superior, entre universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, totalizando 238 mil vagas. De acordo com as regras adotadas por cada instituição pública de ensino superior, o candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus), sendo considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.

Prouni

Mais uma forma de ingresso no ensino superior, o Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas, para estudantes egressos do ensino médio da rede pública, ou da rede particular na condição com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

As inscrições para o Prouni 2017 devem ser feitas exclusivamente pela internet, entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro. O candidato inscrito no Sisu 2017 também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa.

No primeiro semestre de 2017, Sisu e Prouni adotam o Enem de 2016 como critério para seleção dos candidatos. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.

Deste modo, o estudante pré-selecionado no Prouni somente deve solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de educação superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni.

Fies

O Programa Universidade para Todos possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

As inscrições para seleção do Fies 2017 deverão ser feitas exclusivamente por meio da internet, no período de 06 a 09 de fevereiro.

Podem solicitar o financiamento os candidatos pré–selecionados no processo seletivo do Fies em cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do Fies para essa finalidade.

Com informações do MEC

CompartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

CONVITE MEU DIA DE CUIDADO

Nenhum Comentário
27/10/2017







© 2016 Instituto Vegas de Pesquisa de Opinião Pública EIRELI. Todos os direitos reservados.